As condições de financiamento estão entre os fatores que mais cresceram em influência na hora da compra de carros usados, segundo aponta a mais recente pesquisa anual do MercadoLivre Classificados, realizada desta vez com 4.181 usuários do site entre setembro e outubro deste ano. Há quatro anos, quando o mesmo levantamento foi realizado pela primeira vez, a preocupação em como financiar o bem aparecia em sexto lugar como fator mais importante para adquirir um veículo, enquanto hoje aparece em terceiro, atrás de estado de conservação (1º) e preço (2º). A disponibilidade de peças, quilometragem rodada e a marca estão em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.

A pesquisa também volta a constatar a tendência crescente entre os brasileiros de utilizar cada vez mais a internet durante o processo de escolha de um automóvel. Antes de comprar o carro, 97% dos entrevistados recorrem à internet para comparar preços e pesquisar marcas e modelos. A rede também é usada por 81% dos pesquisados para buscar concessionárias, e 76% disseram procurar na web pessoas que estejam vendendo um carro seminovo ou usado.

O levantamento mostra ainda que a intenção de compra de veículos continua alta no País: 62% dos que responderam à pesquisa do MercadoLivre gostariam de trocar de carro ou comprar um novo no período de um ano, sendo que 37% pretendem financiar o pagamento e 35% querem utilizar o veículo usado que possui na negociação. Do total de pesquisados, 70% utilizam o automóvel principalmente para trabalhar.

Com 11,5% das menções, a BMW foi eleita a marca dos sonhos dos pesquisados pelo MercadoLivre, desbancando a Chevrolet, vencedora da pesquisa nos três anos anteriores. A marca da GM ficou em segundo lugar, com 9% dos votos, seguida pela Toyota, com 7%. Logo atrás, empatadas em quarto lugar, estão Land Rover e Volkswagen, com 6,5% das escolhas. Em quinto aparece a Hyundai, com 6%. De acordo com a pesquisa, história da marca, design e desempenho do motor são os principais fatores que levaram à escolha.

(fonte)